Notícias

RedeTV! reprova falas homofóbicas feitas pelo apresentador Sikêra Jr.


RedeTV! caiu sem Sikêra Jr no Alerta Nacional (Foto: Reprodução)

Nesta quinta-feira (30), A RedeTV! publicou um comunicado reprovando o comentário homofóbico feito por Sikêra Jr., que apresenta o programa Alerta Nacional.

Na última sexta-feira (25), Sikêra Jr. virou alvo de polêmicas para aqueles que fazem parte do movimento LGBTQIA+, chamando-os de “raça desgraçada”. Sua fala foi feita após ele analisar uma propaganda em que crianças falavam sobre o tema, pouco antes do Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ que foi comemorado na segunda-feira (28).

A emissora comunicou: “O respeito à diversidade sexual e a não discriminação de cor, raça, gênero ou religião é uma tradição dos 22 anos de existência da RedeTV!, que possui uma programação plural e políticas internas de inclusão no seu sentido mais amplo. O compromisso com a população LGBTQIA+ faz parte dos valores editoriais e empresariais da RedeTV!. A emissora reprova veementemente todos os tipos de discriminação e preconceito. Nesse sentido, a RedeTV! vem a público manifestar condenação a qualquer expressão de homofobia. Queremos também agradecer a todos os nossos colaboradores por ajudarem a construir uma empresa cada dia mais forte e plural. No caso do lamentável episódio envolvendo o apresentador Sikêra Jr. às vésperas do Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, o mesmo desculpou-se publicamente durante o programa da última terça-feira, reconhecendo o equívoco de suas declarações perante a todos que se sentiram justificadamente ofendidos e a todos seus telespectadores, o que certamente servirá para o seu aprimoramento pessoal e profissional. Mesmo assim, a RedeTV! ressalta que tal comportamento não representa, de forma alguma, o posicionamento e o respeito da emissora à diversidade e população LGBQTIA+. Entendemos que o exercício da tolerância e o respeito às diferenças são valores fundamentais numa sociedade democrática como a brasileira”, diz a nota.

Sikêra Jr. recebeu diversas críticas e foi acusado de homofobia após criticar uma campanha da rede Burger King em que as crianças davam sua opinião sobre homossexualidade. “Vocês são nojentos. A gente está calado, engolindo essa raça desgraçada, mas vai chegar um momento que vamos ter que fazer um barulho maior. Deixa a criança crescer, brincar, descobrir por ela mesma. O comercial é podre, nojento”, comentou o apresentador durante o Alerta Nacional.

Após a polêmica envolvendo o comentário, algumas empresas afirmaram que abandonariam seus patrocínios com Sikêra Jr., e ele, então, decidiu pedir desculpas ao vivo em seu programa. “Eu preciso reconhecer que me excedi, no calor do comentário, defendendo a inocência de crianças que eu sempre defendi. Posso ter usado palavras que me arrependo, sou humano. Errei, erro e vou errar”, disse.

O apresentador ainda falou que continua discordando do conteúdo que foi exibido no comercial, mas compreende que errou no modo como se expressou. “Como pai e avô, não posso me calar quando vejo crianças sendo usadas como peças publicitárias para venderem ideologias. Eles precisam brincar, estudar e serem crianças”, disparou.

Sikêra Jr. contou que vem recebendo ataques após sua fala. “Eu tenho sofrido muito por conta desta situação. Eu tenho a responsabilidade de pedir desculpas publicamente. Vou seguir nesta batalha para defender as crianças e a família tradicional, mas sem desrespeitar quem pensa diferente de mim. Você que discorda também é muito bem-vindo aqui. A você que se sentiu ofendido, eu lhe peço perdão. Extrapolei como nunca e continuo contra o que vi no comercial. Mas como pai de família e homem de bem, o que posso fazer neste momento é pedir perdão”, concluiu.

RedeTV! reprova falas homofóbicas feitas pelo apresentador Sikêra Jr.
RedeTV! reprova falas homofóbicas feitas pelo apresentador Sikêra Jr. Foto: Reprodução

 

Tenho 23 anos e estou cursando o último semestre de Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Minha maior paixão, desde sempre, foi a escrita, e usar o Jornalismo para tocar a vida das pessoas.