Televisão

Novelas de Silvio Santos deixa público espantado e detona ibope do SBT


Famosa foi tirada do SBT e foi anunciada na concorrência (Foto: Reprodução)

Mais uma mudança realizada por Silvio Santos na programação do SBT conseguiu diminuir ainda mais os índices de audiência da emissora. Motivado pela insistência de seus executivos, empolgados com um estudo de público e com grandes índices atingidos por O Cravo e a Rosa, o apresentador decidiu ceder aos apelos e liberou a criação de novos horários para a transmissão de novelas – desde que os títulos fossem escolhidos por ele. De acordo com o TV Pop, os primeiros resultados de Carrossel, Esmeralda e Paixões de Gavilanes não foram nada animadores para o canal.

Raul Gil tem boicote no SBT revelado e programa é ameaçado por queridinha de Silvio Santos

Ainda segundo o TV Pop, todas as tramas acabaram deixando o público do SBT espantado e derrubaram os índices da audiência de suas respectivas faixas horárias na comparação com as quatro segundas-feiras anteriores. E, por conta de uma coincidência, apenas uma das novas novelas conseguiu ficar na terceira colocação: a estreante Paixões de Gavilanes, responsável pelo menor número das três apostas do dono do Baú e que chegou a empatar tecnicamente até com a TV Cultura e a Gazeta.

No ar das 12h às 13h01, a quinta exibição de Carrossel estreou com média de 2,5 pontos e foi sintonizada por 6,8% dos televisores da Grande São Paulo: o índice, que é o menos marcado em todas as exibições da novela infantil, também não foi o suficiente para tirar a emissora paulista de sua já habitual quarta colocação no horário do almoço.

Com o pico de 2,9 às 12h31, o folhetim escrito por Iris Abravanel, filha de Silvio Santos, não foi capaz de bater a Globo (9,7), Record (5,5) e Band (3,3). A TV Cultura, com um jornal e desenhos, registrou 0,7 ponto e ficou em quinto lugar. Na comparação com o Notícias Impressionantes, que ocupava a faixa até sexta-feira (13), o SBT perdeu 7% de seus telespectadores.

Na sequência, a tão esperada reexibição de Esmeralda assustou ainda mais o público: a versão brasileira da trama venezuelana, em sua quarta exibição, marcou apenas 2,1 e teve a sintonia de 5,2% das televisões ligadas na principal metrópole do país. O índice, que é 19% inferior ao obetido pela série Henry Danger nas últimas quatro segundas-feiras, também acabou não sendo o suficiente para que o SBT saísse da quarta colocação. Com um pico de 2,8 em seu primeiro minuto, a trama foi superada pela Globo (11,3), Record (8,2) e pela Band (2,4), batendo a Cultura (0,7).

Conforme foi apurado pelas fontes do TV Pop, finalizando a maratona de novelas, Silvio Santos apostou na segunda temporada de Paixões de Gavilanes: a segunda temporada da trama exibida originalmente pela RedeTV! – e que nem lá marcou bons índices de audiência, sendo retirada do ar antes de chegar ao fim – não foi além de 1,8 ponto de média, sendo acompanhada por 4,3% dos televisores ligados entre 14h01 e 15h.

Após levar esporro por ficar de sunga ao vivo, Celso Portiolli recebe ligação de Silvio Santos sobre demissão: “De vez”

Novelas de Silvio Santos deixa público espantado e detona ibope do SBT
Novelas de Silvio Santos deixa público espantado e detona ibope do SBT Foto: Reprodução

Apesar disso, foi a única das novelas que foi colocada na terceira colocação em sua faixa horária, atrás da Globo (13,5) e da Record (8,3), mas a frente de Band (1,1) e da Record (1,0). No entanto, o índice é 14% mais baixo do que o marcado pelo Casos de Família nas últimas quatro semanas.

Segundo o TV Pop, os índices mostrados pela reportagem são capazes de sofrer alterações, para mais ou para menos, no dado consolidado divulgado nesta terça-feira (17).

 

Tenho 23 anos e estou cursando o último semestre de Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Minha maior paixão, desde sempre, foi a escrita, e usar o Jornalismo para tocar a vida das pessoas.