Novelas

Nos Tempos do Imperador: Zayla se redime para ter final feliz na trama


Nos Tempos do Imperador: Zayla se redime para ter final feliz na trama Foto: Reprodução

Em Nos Tempos do Imperador, Zayla (Heslaine Vieira) dará mais um passo para sua redenção. Com a prisão de Guebo (Maicon Rodrigues), a costureira assumirá o protagonismo da luta contra a escravidão ao se tornar uma das líderes de Os Guerreiros – grupo que já deu muito trabalho para Borges (Danilo Dal Farra).

O amigo de Jamil (Blaise Musipere) colocará sua vida em risco para realizar um protesto na Câmara dos Deputados. Ele trocará as peças de uma exposição por instrumentos usados para torturar escravizados.

Nos Tempos do Imperador: Pilar cai em cilada, se dá mal e é capturada

“Eu compreendo a revolta de vocês. Ela é legítima e eu, pessoalmente, assim como a família imperial, me solidarizo com ela”, dirá Pedro (Selton Mello), que levará um corte de Guebo em Nos Tempos do Imperador. 

“Perdão, majestade, mas solidariedade não basta. Se esta situação não for resolvida já, o Brasil será sempre um país atrasado, dependente, sem educação e sem saúde. Jamais será o país que o senhor deseja tanto mostrar”.

O discurso será interrompido por Borges, que invadirá o plenário e deixará até Teresa Cristina (Leticia Sabatella) assustada ao dar um tiro para cima. Ele perseguirá os integrantes de Os Guerreiros, até finalmente conseguir colocar as mãos no líder dos militantes em Nos Tempos do Imperador.

Então, Borges colocará os joelhos sobre o pescoço do rapaz, que mal conseguirá respirar, antes de arrancar a máscara dele. “Guebo! Eu sabia! Sempre soube! Fim de linha, seu negro! Acabou!”, celebrará o comparsa de Tonico (Alexandre Nero).

Contudo, Zayla chegará a tempo de evitar uma tragédia após ter sido avisada por Cândida (Dani Ornellas) nas cenas que serão exibidas no dia 22 de janeiro em Nos Tempos do Imperador. Ela colocará Borges contra a parede a fim de poupar o jovem, caso contrário, abrirá a boca e fará um escândalo na frente do imperador.

O policial terá de se contentar apenas em levar Guebo preso, crendo que o funcionário do trapiche nunca mais verá a luz do dia, tal como Samuel (Michel Gomes) – condenado à prisão perpétua por um assassinato que não cometeu.

Nos Tempos do Imperador: Pilar escapa de Solano e se casa com Samuel

Zayla, então, juntará forças com Jamil não apenas para tirar o marido de Justina (Cinnara Leal) da emboscada. Ela também começará a comandar as ações de Os Guerreiros, que pressionarão cada vez mais Pedro e os deputados a colocarem um fim na escravidão em Nos Tempos do Imperador. 

Nos Tempos do Imperador: Zayla se redime para ter final feliz na trama
Nos Tempos do Imperador: Zayla se redime para ter final feliz na trama Foto: Reprodução

Uma das ideias originais dos escritores da novela era a de que Zayla participaria ativamente na fuga e posterior acolhimento de escravizados na Pequena África. Entretanto, por conta de diversos fatores, sendo um deles a pandemia da Covid-19, obrigaram os autores a rever os planos, que só foram retomados no final da história.

A vilã interpretada por Heslaine Vieira, inclusive, já pagou pelo pecado de ter se unido a Tonico para separar Samuel e Pilar (Gabriela Medvedovski). Ela foi obrigada, por exemplo, a engolir o orgulho e lavar roupa para fora, com direito até a machucar as mãos em Nos Tempos do Imperador. 

A modista também foi capaz de gestos de heroísmo que, até o momento, nenhum dos outros personagens centrais da história foi capaz, com a exceção do próprio Guebo. Ela arriscou a própria vida a fim de salvar Justina e outras mulheres que foram traficadas por Borges para servirem como prostitutas na Guerra do Paraguai.

Tenho 23 anos e estou cursando o último semestre de Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Minha maior paixão, desde sempre, foi a escrita, e usar o Jornalismo para tocar a vida das pessoas.