Novelas

Nos Tempos do Imperador testa a paciência do público com pandemia


Nos Tempos do Imperador: Pilar (Gabriela Medvedovski) enfrentará uma pandemia de cólera (Foto: Reprodução)

Nos Tempos do Imperador, com dificuldades para alavancar a audiência, ainda terá mais um desafio pela frente ao abordar uma pandemia. A novela vai ignorar o esgotamento do público com a crise atual e colocará Pilar (Gabriela Medvedovski) para enfrentar um surto de cólera. A doença fará sua vez para provocar os negacionistas e, consequentemente, o governo do presidente Jair Bolsonaro.

+Nos Tempos do Imperador: Tonico percebe que Samuel é seu irmão

Lembrando que os autores de Nos Tempos do Imperador, Alessandro Marson e Thereza Falcão, deram um tiro às cegas para falar sobre a Covid-19 na trama de época. Todos os 155 capítulos já estavam gravados antes da estreia, em agosto, e só foi possível mexer no realmente necessário, como as cenas de Isabel (Giulia Gayoso), que precisaram ser regravadas após críticas de ativistas negros e historiadores.

Mas foi ignorado que a estratégia de Amor de Mãe (2019) de levar a pandemia para dentro da história não funcionou, pois os telespectadores, no início do ano, já não aguentavam mais ver a vida real se repetir na ficção e agora estão mais cansados ainda.

+Simaria, depois do divórcio, escancara tudo e expõe vida amorosa: “Sou uma velha”

A sacada dos escritores, no entanto, é que a realidade não será abordada copiada, mas a partir das semelhanças entre o coronavírus e o vibrião colérico. A pandemia enfrentada em Nos Tempos do Imperador por Pilar é distante, finita e já resolvida, permitindo um pouco de aventura à narrativa.

Nos Tempos do Imperador: Pilar (Gabriela Medvedovski) enfrentará uma pandemia de cólera (Foto: Reprodução)
Nos Tempos do Imperador: Pilar (Gabriela Medvedovski) enfrentará uma pandemia de cólera (Foto: Reprodução)

No século XIX houve realmente uma pandemia de cólera entre 1846 e 1860, então a narrativa da história das seis tem seu fundo de verdade. No ano de início da Guerra do Paraguai (1864-1870), a doença já tinha matado milhares de pessoas no Reino Unido e mais de um milhão só na Rússia.

Autor(a):

Tenho 33 anos e sou formada em Produção Multimídia. Sempre fui uma apaixonada por leitura, escrita e televisão. Adoro trazer informações sobre o mundo das celebridades.