Notícias

Está previsto: neste mês de dezembro as temperaturas vão ficar acima da média


Temperatura alta em meio ao sol (Imagem: Reprodução)

As temperaturas em todo o Brasil vão ficar acima da média neste fim de ano

A notícia que temos não é nada boa para os brasileiros. Acontece que de acordo com o MetSul Meteorologia, diversos estados das regiões Sul, Centro-Oeste e parte do Sudeste enfrentarão um período de “calor muito intenso” nas próximas semanas.

Os especialistas alertam que os termômetros podem superar os 40ºC, alcançando marcas “muito acima da média histórica de dezembro”.

+ Péssima notícia para a Uber: Ministério Público anuncia medida que pode abalar os motoristas do app

“A MetSul Meteorologia projeta para a metade deste mês o ingresso de ar muito quente nos estados do Centro-Sul do país, o que fará com que a temperatura dispare e alcance valores muito altos, inclusive ao redor dos 40ºC e acima dos 40ºC”, diz o boletim.

O período mais quente do ano na região Centro-Oeste costuma ser a primavera, mais para o final da temporada de seca, já que entre os meses de dezembro e fevereiro as chuvas e o aumento da umidade costuma amenizar as temperaturas. Porém, isso deverá mudar este ano.

A tendência é que os estados atinjam marcas mais altas entre o final da semana e começo da próxima, principalmente no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul.

A MetSul explica que essas temperaturas são “mais comuns de se observar nos períodos mais quentes da primavera do que em dezembro”.

Nos dois estados mencionados, inclusive, os termômetros devem alcançar a casa dos 40ºC. O calor mais intenso também deve castigar o interior de São Paulo de forma atípica.

Já no Sul do país, sobretudo no Rio Grande do Sul, as temperaturas podem acabar subindo a partir de sexta-feira (15), deixando o fim de semana quente para os gaúchos. As marcas ficarão entre 35ºC e 40ºC, com possibilidade de superar esse limite em algumas cidades.

“A Grande Porto Alegre e os vales, por exemplo, podem anotar marcas de 37ºC a 39ºC em vários municípios com máximas localmente superiores. “Será uma incursão de ar muito quente que atingirá todo o Rio Grande do Sul e praticamente todo o Sul do Brasil. Mesmo localidades serranas, de maior altitude, devem ter calor excessivo no próximo fim de semana”, completa a entidade.

+ WhatsApp lança nova atualização de surpresa e novidade deixa usuários de queixo caído; veja

O calor no país acabou superando médias históricas entre os meses de julho e novembro, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No mês passado, as temperaturas ficaram 1,5ºC acima da média mensal.

“A principal responsável por esse aumento da temperatura foi a onda de calor observada no mês de novembro, que foi semelhante a ocorrida em setembro, porém essa última foi mais abrangente e persistiu por doze dias seguidos de temperaturas acima da média”, diz o Inmet.

A temperatura vai subir neste mês de dezembro, de acordo com a previsão (Imagem: Reprodução)

Autor(a):

Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.