Notícias

Morre atriz Mabel Calzolari aos 21 anos após luta contra doença rara


Atriz de 21 anos, Mabel Calzolari morre após luta contra doença rara Foto: Reprodução

Nesta terça-feira (22), Mabel Calzolari faleceu após ter lutado durante meses contra uma aracnoidite torácica, doença rara que provoca inchaço na medula e causa dor crônica. A atriz de apenas 21 anos estava internada no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, no Rio de Janeiro, desde o início de fevereiro. O meio artístico se mobilizou para conseguir financiar o tratamento da jovem fazendo uma vaquinha virtual para arrecadar R$100 mil.

A responsável pela arrecadação, a atriz Monique Curi, informou a morte de Mabel em sua conta no Instagram. De acordo com ela, a jovem sofreu uma morte cerebral após complicações em seu estado de saúde. A atriz teve de se submeter a nove cirurgias desde dezembro.

“Passando para dar uma notícia que eu não queria dar. Mas estou recebendo inúmeras mensagens perguntando da Mabel. Hoje a gente teve a confirmação que não queríamos ter. Acabou. A Mabel não está mais entre nós. É inacreditável”, iniciou.

“Tudo começou com a aracnoidite, que era uma inflamação na coluna. A luta dela era para não ficar tetraplégica. A partir daí, a gente pediu ajuda. Só que de dezembro para cá ela abriu a coluna nove vezes. E abrir tanto a coluna desse jeito, com eles [os médicos] tentando resolver o problema da aracnoidite, pode ter causado a alteração no sistema nervoso”, complementou.

De acordo com a veterana, Mabel passou a mostrar novos sintomas e a equipe médica já não estava conseguindo descobrir a origem dos mesmos. “Os exames não davam nada. Não tinha infecção, não tinha nada. Ela fez não sei quantas ressonâncias, tomografias e cintilografias. Ela fazia tudo e não dava nada. Na semana passada, ela começou a ter convulsões e, na hora dessas convulsões, ela passou a não reconhecer mais as pessoas”, explicou.

“Na sexta-feira, ela teve uma parada respiratória e precisou ser intubada. De lá para cá, agravou bastante a situação dela. Porque ela teve a parada respiratória. Depois, teve uma parada cardíaca de 12 minutos. Aí, ela estava intubada, começou a não responder estímulo nenhum”, detalhou ela.

Monique contou que a família estava apreensiva no final de semana, pois os médicos detectaram algumas alterações graves na paciente. “Fomos visitá-la no domingo, fomos lá ontem [segunda]. Porque ontem, eles verificaram um inchaço grande no cérebro dela. Provavelmente, já estava acontecendo a morte cerebral”, revelou.

“Quando acontece um inchaço grande no cérebro, o sangue não chega até o cérebro. Eles pediram até hoje para dar uma resposta. Enfim, tiraram a sedação dela. Fizeram todos os exames que poderiam ter feito para confirmar a morte cerebral. Confirmando a morte cerebral, de acordo com a lei, é dado o óbito”, especificou.

Bastante abalada com o ocorrido, Monique lamentou a perda de uma atriz jovem e que deixou um filho aqui. “21 anos, linda, com carisma, de uma bondade, mãe do Nicolas de 1 ano e 11 meses, filha da Silvinha, que está destruída. Ela não está mais aqui”, relatou.

“Agora é só pedir a Deus que a receba, que ela fique bem. Agradecer a cada um de vocês que participaram com orações, com a vaquinha. O dinheiro vai para a Silvinha, ela vai precisar muito. Nunca quis estar aqui passando uma notícia dessa. Nunca”, completou Monique.

Atriz de 21 anos, Mabel Calzori morre após luta contra doença rara
Atriz de 21 anos, Mabel Calzolari morre após luta contra doença rara Foto: Reprodução

A arrecadação online teve início em novembro de 2020 e contou com 641 apoiadores, o que resultou em R$56 mil em doações. Mabel fez parte do elenco da novela Orgulho e Paixão (2018) e, durante sua luta contra a doença, mobilizou não somente Monique, mas também famosos como Tatá Werneck e Isis Valverde.

Tenho 23 anos e estou cursando o último semestre de Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Minha maior paixão, desde sempre, foi a escrita, e usar o Jornalismo para tocar a vida das pessoas.