Notícias

Mesmo após calote na FIFA, Globo será dona do Mundial do Catar; entenda


Globo terá exclusividade nas transmissões da Copa do Mundo do Catar 2022 (Foto: Reprodução)

Em 2022, a Globo não terá concorrência na televisão na transmissão dos jogos da Copa do Mundo do Catar. Band, Disney e SBT não compraram os direitos do evento por dois motivos: valor alto de licenciamento e falta de exclusividade nas partidas da competição, que começa em novembro do próximo ano.

+Após 26 anos juntos, Herson Capri e Susana Garcia se separam

A Globo só não será exclusiva no streaming. Em um acordo com a FIFA, a emissora abriu mão de fazer a transmissão online sozinha. Assim, a entidades se associou à Livemode para vender o torneio para o streaming e redes sociais. O Facebook está negociando.

Quem mais se interessou no torneio foi a Disney, segundo apurado pelo Notícias da TV. Mas tudo desmoronou por causa do valor a ser pago pelo campeonato. A Disney entendeu que não compensava gastar tanto. Fora que fazer Mundial fora da Globo não faz muita diferença em números e patrocínios.

+Valentina Francavilla faz desabafo após ser duramente criticada pelos fãs de Dayane Mello: “Fiquei do lado dela”

A Globo se beneficia com a exclusividade e já vende ao mercado publicitário na TV aberta e fechada. Foi previsto um faturamento bilionário com as cotas do Mundial.

No auge da pandemia, a Globo correu risco de não mostrar a Copa, entrando com uma liminar para não pagar a parcela de 2020 do contrato pelos direitos de eventos da FIFA, no valor de US$ 90 milhões (R$ 476 milhões na cotação atual). A TV alegou que a Covid-19 havia diminuído sua receita financeira e inviabilizado o pagamento à época. Mesmo tentando receber judicialmente, a Globo ganhou a causa e a emissora e a FIFA se resolveram amigavelmente e o processo foi arquivado.

Globo terá exclusividade nas transmissões da Copa do Mundo do Catar 2022 (Foto: Reprodução)
Globo terá exclusividade nas transmissões da Copa do Mundo do Catar 2022 (Foto: Reprodução)

A Globo pagará sua dívida em três parcelas, nos próximos anos, segundo o Notícias da TV, mesmo após o fim do atual contrato, que acaba em 2022, com a Copa do Mundo do Catar. A emissora já pagou a parcela de 2021.

 

Autor(a):

Tenho 33 anos e sou formada em Produção Multimídia. Sempre fui uma apaixonada por leitura, escrita e televisão. Adoro trazer informações sobre o mundo das celebridades.