Televisão

Globo coloca reprise no ar após ser impedida de exibir novela no dia da estreia


A Rede Globo fez alterações na grande e anunciou tudo no Jornal Nacional com William Bonner e Renata Vasconcellos (Foto Reprodução)

Recentemente, a Globo disponibilizou Pecado Capital no Globoplay, que passou em 1975. Porém, o que muitos não sabem, é que a novela só existiu porque a trama que seria exibida na faixa das oito naquele ano foi proibida de ser exibida pela censura da Ditadura Militar.

Roque Santeiro seria a substituta de Escalada, de acordo com o Memória Globo, mas a censura, nas vésperas da estreia, decidiu não exibir a produção devido às criticas veladas ao governo. A emissora colapsou, já que até o Jornal Nacional havia anunciado a nova produção.

+Kajuru expõe intimidade e confirma: sexo gay, troca troca e cirurgia no pênis

Sendo assim, a Globo exibiu uma reprise de Selva de Pedra no lugar, enquanto Janete Clair foi chamada às pressas para escrever uma nova história. A autora tinha fama de ter facilidade de escrever capítulos de novelas e entregar tramas bem construídas em pouco tempo.

A partir disso, Janete Clair escreveu Pecado Capital, tomando todo o cuidado de realocar todos os atores de Roque Santeiro em sua trama. Ela teve a preocupação de não deixar o elenco da trama censurada sem emprego.

+Simone vai aos prantos com diagnóstico grave de Simaria, noticia fim de parceria e expõe carreira gospel: “Orando”

Lima Duarte, Francisco Cuoco e Betty Faria, que são os protagonistas originais, também faziam parte da trama anterior. Esta foi a primeira vez que ela escreveu uma novela que tivesse temas humanizados, já que suas histórias costumavam envolver tramas fantasiosas e pouco realistas.

Pecado Capital fez sucesso de cara, fazendo a Globo marcar números de audiência extraordinários até hoje, e é conhecida por ser a melhor novela de Janete Clair. Roque Santeiro, por sua vez, só foi ao ar em uma nova versão em 1986, e é um dos maiores sucessos do canal.

Francisco Cuoco e Betty Faria em "Pecado Capital" (Foto: Divulgação/TV Globo)
Francisco Cuoco e Betty Faria em “Pecado Capital” (Foto: Divulgação/TV Globo)

Autor(a):

Tenho 33 anos e sou formada em Produção Multimídia. Sempre fui uma apaixonada por leitura, escrita e televisão. Adoro trazer informações sobre o mundo das celebridades.