Televisão

Nova política de gestão: Afinal porque a Globo está demitindo seus atores, jornalistas e apresentadores? Entenda


Apresentador casado da Globo trai esposa com produtora (Reprodução)

A Globo está surpreendendo o mercado.

Nos últimos anos vários famosos veteranos da emissora foram demitidos. A Globo alega que está em processo de transformação com sua nova política de gestão. Mas a emissora está em maus lençóis? Entenda o motivo dos desligamentos de vários artistas.

Nesta última semana, Chico Pinheiro e Carlos Tramontina foram os últimos nomes de peso que se desligaram da Globo, deixando o público surpreso. Porém, a principal causa das demissões dos âncoras foi a nova política de gestão da emissora.

SAIBA MAIS! Descubra os bastidores da demissão de Chico Pinheiro e Carlos Tramontina da Globo: “Voto de silêncio”

Os jornalistas recebiam cerca de R$ 200 mil mensais, com carteira assinada, e a orientação na emissora agora é  cortar salários altos e substituir profissionais veteranos e caros por novatos baratos e produtivos. A Globo, em seu projeto de se tornar uma media tech (empresa de comunicação com foco em tecnologia), está tentando se firmar como uma startup, que paga direitos trabalhistas, ressalte-se.

Nessa nova fase da Globo, não existe espaço para profissionais como o produtor Robinson Cerântula, demitido em outubro do ano passado após 28 anos ajudando a emissora a dar grandes furos jornalísticos, ou para Eduardo Faustini, ex-repórter “secreto” do “Fantástico”, por exemplo.

Esse processo de enxugamento e reestruturação não vai terminar tão cedo. Profissionais que continuam na casa já percebem um certo “sucateamento” do Jornalismo. E estão criando consciência de que cada vez mais terão de jogar na defesa e no ataque.

Dentro dessa nova política, Chico Pinheiro não deverá ter um substituto, por exemplo. O “Bom Dia Brasil”, deverá seguir apresentado por Ana Paula Araújo, com um só âncora, como já ocorre no “Jornal Hoje”.

Chico Pinheiro e Carlos Tramontina, demitidos nesta semana pela Globo: corte de altos salários continua (Foto: Reprodução / Globo)
Chico Pinheiro e Carlos Tramontina, demitidos nesta semana pela Globo: corte de altos salários continua (Foto: Reprodução / Globo)

GLOBO NEGA

A Globo negou que os dois âncoras tenham sido demitidos ou que estivessem queimados dentro da emissora de acordo com o Notícias da TV.

“Nada procede na consulta. As saídas, tanto de Chico Pinheiro como de Carlos Tramontina, foram de comum acordo. São dois profissionais que têm o mais absoluto respeito e reconhecimento dos colegas de Redação e de toda a Globo pelas décadas dedicadas ao jornalismo em carreiras marcadas pela excelência e competência”, informou em nota à Globo.

MAIS DEMISSÕES

Mas não é só no jornalismo que a emissora está demitindo. No seu time de apresentadores, grandes nomes já deixaram a Globo nos últimos tempos, entre eles os veteranos Fausto Silva e Angélica.

Mas a demissão em massa mais impactante está em sua teledramaturgia. A Globo está prestes a fazer a última grande rodada de demissões de atores veteranos. De acordo com o NaTelinha, o intuito é acabar de vez com o elenco fixo e contratar os artistas apenas quando eles estiverem trabalhando.

Recentemente, nomes como Juliana Paes, Reynaldo Gianechinni, Camila Pitanga, Murilo Rosa, Antonio Fagundes, Glória Menezes, Miguel Falabella, Grazi Massafera, Ingrid Guimarães, Letícia Spiller e Letícia Sabatella já tiveram seus contratos suspensos.

Ou seja, o que a Globo quer é pagar os atores e atrizes quando eles estiverem em gravações. Desta forma, acaba, automaticamente a histórica “exclusividade” dos atores globais. Isto é, a partir deste momento, os artistas ficam livres para fazerem obras em outras empresas como Netflix e Amazon Prime, por exemplo e emissoras concorrentes.

“Em sintonia com o mercado, a Globo vem adotando novas dinâmicas de trabalho com seus talentos. Destacando que a não renovação de um contrato não significa o final de uma parceria. Ao contrário, o novo modelo de gestão de talentos permite que essa parceria seja renovada em muitos outros formatos e projetos futuros”, disse a Globo em nota.

Murilo Rosa, Camila Pitanga e Antonio Fagundes estarão na produção da HBO Max (Foto: Reprodução / Internet)
Murilo Rosa, Camila Pitanga e Antonio Fagundes foram dispensados da Globo (Foto: Reprodução / Internet)

 

Autor(a):

Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!